IFG realiza seminário sobre ética e política
- Repórter Guará
- 29 de mai. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de jun. de 2019
Núcleo de pesquisas do Instituto Federal de Goiás promove seminário para discutir as relações políticas, sociais e econômicas internas e externas do Brasil
Texto e imagens: Heloisa Sousa

O Núcleo de Estudos e Pesquisas Avançadas – Ética e Política Emancipatória (NEPA – EPE), está realizando no Instituto Federal de Goiás (IFG), localizado na região central de Goiânia, desde o dia 27, o primeiro Seminário Nacional Ética e Política Emancipatória: o Brasil do século XXI.
O evento conta com a participação de diversos professores que atuam em institutos federais de ensino do país. Mesas de debate, minicursos e lançamentos de livros fazem parte da programação do seminário que inclui uma variedade de temas que discutem os contextos políticos e econômicos do Brasil ao longo dos séculos.
Marcelo Lira, professor do IFG e coordenador geral do evento conta que a realização do seminário é uma forma de criar um espaço de diálogo e debate, que em diversos outros espaços da sociedade vêm sendo interditado. "Os institutos federais têm uma função social importante que é dialogar com os arranjos produtivos socioculturais, locais e regionais. Então ao mesmo tempo em que traz os debates nacionais, busca de alguma maneira articular com as particularidades do estado", completa.
Ana Thereza, estudante de pedagogia na Universidade Federal de Goiás, disse que os debatedores e temas chamaram sua atenção para o seminário. "Debater desde os avanços do imperialismo, passando pelos impactos dos cortes na educação até as críticas ao governo petista, nos deixa centrados em um análise de conjuntura atual e dá norte para firmarmos ações, para resistir, além de atualizar nossos conhecimentos", conta ela.

O professor Paulo Winicius Maskote, membro do NEPA – EPE, destacou a importância do seminário neste momento de cortes de verba na educação pública. "A tentativa (do governo) é de desqualificar as instituições que têm uma grande importância para sociedade. Então acho que o seminário mostra justamente o contrário, o quanto se tem de pesquisa de apoio, de análise concreta da realidade que passa por esses diversos pesquisadores que estão aqui".
A primeira edição do seminário se encerrará no dia 30 e as inscrições para participar podem ser feitas presencialmente.
Comments