top of page
  • Foto do escritorRepórter Guará

Projeto UFG Sustentável retoma campanha "Campus Limpo, Lixo Zero"

"São pequenas ações que propiciam grandes transformações em espaços públicos de educação"


Texto: Heloisa Sousa

Imagens: Adriano Justiniano e Carlos Siqueira

Início da atividade no estacionamento da Reitoria

A Universidade Federal de Goiás (UFG) promoveu nesta quarta-feira, 05, pelo projeto UFG Sustentável, a campanha "Campus Limpo, Lixo Zero". O lançamento da atividade aconteceu no estacionamento do prédio da Reitoria, no campus Samambaia.


A campanha que se iniciou em 2017 já está na terceira edição e foi organizada pela Secretaria de Infraestrutura da UFG (SEINFRA) em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), a Secretária de Comunicação (SECOM) e o Instituto Lixo Zero. Esse ano ela faz parte da Semana do Meio Ambiente da UFG e tem como objetivo conscientizar a comunidade da universidade a cuidar do seu próprio lixo.


Dados do projeto, coordenado pelo professor Emiliano Lôbo Godoi, revelam que a UFG gera 17 mil litros de resíduos por dia e a Diretoria do Meio Ambiente, em parceria com a UFG Sustentável, está trabalhando em campanhas que possam estimular a redução e o descarte correto desses resíduos.


"Ao participar da caminhada, as pessoas observam que o que está jogado no chão, aquele resíduo que polui o ambiente, é resultado de uma ação delas", contou José Maurício Pereira Ogata, diretor da Diretoria de Meio Ambiente. Mas ele relata que a adesão dos estudantes na recolha dos lixos ainda é baixa.


O mutirão foi organizado em grupos que fizeram diferentes rotas durante limpeza do campus.


Marlene Cardoso Silva, auxiliar de limpeza da universidade, conta que, devido ao corte nas instituições federais de ensino, houve também um corte no quadro dos funcionário da limpeza da UFG e isso dificulta o trabalho no campus, por isso, acredita que a participação de professores e estudantes também é necessária. "A campanha é muito importante, mas todos têm que colaborar com a gente porque a universidade é praticamente a nossa casa", completa.


O técnico da Diretoria do Meio Ambiente, José Mariano Lopes Fonseca, contou que está sendo construindo um projeto de pesquisa e extensão com os estudantes da Liga Lixo Zero para dar continuidade às campanhas de conscientização e ações de proteção ao meio ambiente. "São pequenas ações que propiciam grandes transformações em espaços públicos de educação. Não precisa ficar esperando por outros, faça você a sua parte, leve para sua casa o lixo que produz em quaisquer lugares."


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Era o mar

bottom of page