Projeto UFG Sustentável retoma campanha "Campus Limpo, Lixo Zero"
- Repórter Guará
- 5 de jun. de 2019
- 2 min de leitura
"São pequenas ações que propiciam grandes transformações em espaços públicos de educação"
Texto: Heloisa Sousa
Imagens: Adriano Justiniano e Carlos Siqueira

A Universidade Federal de Goiás (UFG) promoveu nesta quarta-feira, 05, pelo projeto UFG Sustentável, a campanha "Campus Limpo, Lixo Zero". O lançamento da atividade aconteceu no estacionamento do prédio da Reitoria, no campus Samambaia.
A campanha que se iniciou em 2017 já está na terceira edição e foi organizada pela Secretaria de Infraestrutura da UFG (SEINFRA) em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), a Secretária de Comunicação (SECOM) e o Instituto Lixo Zero. Esse ano ela faz parte da Semana do Meio Ambiente da UFG e tem como objetivo conscientizar a comunidade da universidade a cuidar do seu próprio lixo.
Dados do projeto, coordenado pelo professor Emiliano Lôbo Godoi, revelam que a UFG gera 17 mil litros de resíduos por dia e a Diretoria do Meio Ambiente, em parceria com a UFG Sustentável, está trabalhando em campanhas que possam estimular a redução e o descarte correto desses resíduos.
"Ao participar da caminhada, as pessoas observam que o que está jogado no chão, aquele resíduo que polui o ambiente, é resultado de uma ação delas", contou José Maurício Pereira Ogata, diretor da Diretoria de Meio Ambiente. Mas ele relata que a adesão dos estudantes na recolha dos lixos ainda é baixa.

Marlene Cardoso Silva, auxiliar de limpeza da universidade, conta que, devido ao corte nas instituições federais de ensino, houve também um corte no quadro dos funcionário da limpeza da UFG e isso dificulta o trabalho no campus, por isso, acredita que a participação de professores e estudantes também é necessária. "A campanha é muito importante, mas todos têm que colaborar com a gente porque a universidade é praticamente a nossa casa", completa.
O técnico da Diretoria do Meio Ambiente, José Mariano Lopes Fonseca, contou que está sendo construindo um projeto de pesquisa e extensão com os estudantes da Liga Lixo Zero para dar continuidade às campanhas de conscientização e ações de proteção ao meio ambiente. "São pequenas ações que propiciam grandes transformações em espaços públicos de educação. Não precisa ficar esperando por outros, faça você a sua parte, leve para sua casa o lixo que produz em quaisquer lugares."
Comments